“Trabalho desenvolvido evidencia importância do Cirurgião-Dentista como profissional essencial à saúde da população”, afirma Presidente do CFO

O Presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, destacou, em bate-papo ao vivo, #ColgateTalks, na noite dessa terça-feira, 16 de junho, o trabalho realizado em diversas frentes. O objetivo, segundo ele, é reforçar ainda mais o importante papel do Cirurgião-Dentista como profissional essencial à saúde da população, não somente neste período de calamidade pública, mas sim como legado à sociedade. 

O debate sobre “os caminhos da Odontologia” reuniu presidentes de Entidades Nacionais da categoria para fortalecer o enfrentamento dos desafios da Odontologia. Em consenso, a prioridade é valorizar a Odontologia humanizada e otimizar o atendimento odontológico com informações fidedignas para melhor compreensão social acerca das mudanças necessárias na relação Cirurgião-Dentista/paciente.

Juliano do Vale destacou que, muito além da produção de conteúdo baseado em evidências clínicas e científicas no combate à COVID-19 na Odontologia, o CFO também busca fechar parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Ministério da Justiça e Segurança Pública). “A proposta é intensificar, com o apoio de PROCONs estaduais e dos Conselhos Regionais de Odontologia, a fiscalização da cobrança abusiva de Equipamentos de Proteção Individual, comprovadamente praticada neste momento de pandemia. Buscamos viabilizar a paramentação necessária aos profissionais da Odontologia”, afirmou.

No âmbito da teleodontologia, o Presidente do CFO prestou esclarecimentos acerca da recente regulamentação do exercício da Odontologia a distância – Resolução-CFO-226/2020. “O grande desafio é não confundir teleorientação e telemonitoramento com teletratamento, até porque há cerca de uma década a Odontologia já é praticada por meio dos canais de TelesSaúde no Sistema Único de Saúde (SUS). Nesse contexto, é importante esclarecer aos pacientes que a Odontologia não é um produto e sim um serviço de saúde indispensável, que precisa ser conduzida com a devida seriedade, em respeito aos profissionais que a praticam e, principalmente, em respeito aos pacientes”, destacou.

O panorama de trabalho inclui a conquista da linha de crédito autorizada/regulamentada pela Resolução BACEN 4.798/2020 aos profissionais da Odontologia, a qual o CFO já denunciou os agentes financeiros ao Ministério Público Federal (MPF) por conta da demora de sua liberação efetiva aos profissionais da Odontologia. Os esforços do CFO também são conduzidos no Congresso Nacional, em defesa do PL 2424/2020 – que garante linha especial de crédito para profissionais liberais (pessoa física), durante o estado de calamidade pública -, e encontra-se no plenário da Câmara dos Deputados para votação. Bem como por meio da solicitação encaminhada ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com medidas de natureza econômica em prol da categoria.

Nesse momento, o CFO também trabalha para realizar uma pesquisa nacional que melhor compreenda as demandas da categoria e garanta maior assertividade nas ações desenvolvidas nesta gestão. “É preciso compartilhar a responsabilidade com todos os profissionais da Odontologia, para assim, aproximá-los, ainda mais, das entidades da categoria. Os dados também pretendem reforçar, de forma unificada, a comunicação entre as entidades de classe”, completou.

O trabalho conjunto das entidades odontológicas ganhou força, inclusive, por meio da campanha “Todos Pela Odontologia”. A iniciativa foi pensada para reforçar a importância da saúde bucal, considerando o risco de contaminação do vírus, além de orientar profissionais da Odontologia e pacientes quanto às medidas de segurança necessárias para os atendimentos.

Participação

Além do Presidente do CFO, o bate-papo #ColgateTalks contou com a presença do Presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO-Nacional), Paulo Murilo de Oliveira; do Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas (ABCD), Silvio Cecchetto; do Presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Wilson Chediek; e do Presidente do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CRO-SP), Marcos Capez.

CLIQUE AQUI e confira o bate-papo completo.

Por Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.org.br

O post “Trabalho desenvolvido evidencia importância do Cirurgião-Dentista como profissional essencial à saúde da população”, afirma Presidente do CFO apareceu primeiro em CFO.

Fonte: Notícias

Faça um comentário

*