Tratamentos

1 – ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL

1.1 Ortodontia infantil

Tratamentos ortodônticos preventivos (dentição de leite) e/ou interceptivos (dentição mista)
São tratamentos realizados  precocemente na ortodontia. Evita em 70% de casos as extrações dentárias na dentição adulta. Realizado em torno de 4 aos 9/10 anos e tem como objetivo principal alterações ortopédicas de crescimento e ganhos de espaços.
Atua na fase da dentição mista(dentes permanentes e de leites) ou decídua (dentes de leite). Trata a  reeducação de hábitos prejudiciais ao desenvolvimento de todo o sistema mastigatório como hábitos de chupar dedo, bico, dificuldades respiratórias(respirador bucal),alterações na fala e deglutição.

A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.

Estimule seu filho (a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal!


1.2 Tratamentos Ortopedia Facial

A Ortopedia Facial tem como objetivo principal promover alterações no crescimento dos ossos, redirecionando-o, durante as várias fases de crescimento da criança até a fase puberbal.

Utiliza em sua essência aparelhos ortopédicos funcionais móveis, mas hoje em dia existem também aparelhos fixos .Indicado para a fase de surto puberbal entre 9,10,11 anos em média!


1.3 Ortodontia em adultos

Hoje em dia, a procura de adultos por tratamento ortodôntico não para de crescer!
Esse público procura estética e um belo sorriso , mas muitos não querem que os aparelhos apareçam e desejam tratamentos mais rápidos e discretos sem a sensação daquele sorriso metálico!
Com essa demanda de adultos, surgiram aparelhos  fixos mais estéticos e mais rápidos como os aparelhos de safira e linguais(fixados por trás dos dentes).


1.4 Tratamentos orto-cirúrgicos- Ortodontia combinado com cirurgias ortognáticas

Os adultos não possuem mais potencial de crescimento e por isso as bases ósseas (maxila e mandíbula) já estão definidas. Por isso, quando temos alterações dessas bases esqueléticas, os casos podem se tornar ortodôntico-cirúrgicos, ou seja, necessitaríamos de um cirurgião buco-maxilo-facial e uma etapa cirúrgica para essa correção.

Normalmente, há a participação de uma equipe de profissionais especializados tais como: cirurgião buco-maxilo-facial, fonoaudiólogos e o ortodontista.


1.5 Ortodontia combinada com outras especialidades

Outras especialidades trabalham em harmonia com a ortodontia na fase adulta , pois temos , às vezes, envolvimento de perdas dentárias, problemas periodontais (gengiva), problemas restauratórios (rest. antigas, infiltrações)
Áreas como a prótese , implantes dentários , periodontia e a área de odontologia estética. Nossa clínica  conta com parceiros especialistas em áreas conjuntas na construção de um novo e belo sorriso.


1.6 Integração ortodontia com minimplantes

Uma das maiores novidades na ortodontia é a utilização de implantes temporários como ancoragem esquelética para auxiliar nas movimentações dentárias. A indicação desses acessórios  trouxe novos parâmetros e caminhos antes difíceis de serem executados, além de simplificar os tratamentos ortodônticos.
Esses minimplantes diferem dos implantes para colocação de próteses, pois são temporários e não são ósseo-integrados . Instala-se somente para a ortodontia e depois de executados as metas, são removidos e novo osso é formado novamente!


1.7 Novidades em tipos de aparelhos fixos

A ortodontia evoluiu e muito no que tange a estética dos aparelhos fixos , além de aparelhos mais rápidos e novos parâmetros foram criados .

Podemos destacar uma gama muito variada de aparelhos fixos, o que muitas vezes confunde ao paciente.
Por isso, iremos dividir em vários tópicos para simplificar o entendimento ao público .

Ortodontia convencional

Aparelhos da antiga geração

-tratamento corretivo,
-utilizado por pessoas de todas as idades,
-utilizado para fins estéticos ou de mastigação,
-materiais importado e nacionais de primeira linha,
-necessita de manutenção mensal
-necessita de elásticos para prender o fio ao aparelho
-há várias técnicas e tipos de aparelhos metálicos
-Indicado ao público infanto-adolescente por poder escolher cores das borrachinhas


2 – ESTÉTICA DENTAL

2.1 Facetas

As facetas e lentes de contato dentais são finas lâminas de porcelana, fixadas na frente dos dentes, que modificam totalmente a cor, formato, tamanho e posição dos dentes prejudicados. As correções são personalizadas, podendo envolver poucos dentes ou a boca toda, sempre buscando naturalidade e leveza. Essa é a função da Odontologia Estética, por que o sorriso é a mais importante expressão de felicidade.


2.2 Clareamento

Dentes brancos proporcionam autoconfiança e contribuem para muitas conquistas. Existem basicamente 2 tipos de clareamento: o caseiro e o direto no cons. (a laser). O caseiro é feito com uma moldeira e gel clareador que o paciente recebe do seu dentista e utiliza em casa de 4 a 6 horas diárias e lentamente vai clareando os seus dentes.

Devido ao tempo das pessoas estar cada vez mais curto, muitos desejam o clareamento direto, ou seja , em uma sessão única e já poder sair com os dentes mais claros.

A nossa clínica possui hoje um dos recursos mais modernos para alcançarmos  sorriso mais branco e mais rápido.


2.3 Limpeza

  • Utilizado a técnica de limpeza com bicarbonato de sódio e ultrassom que penetram em todas as partes do aparelho fixo,
  • Recomendado a cada 3 a 6 meses para pacientes com aparelhos ortodônticos,
  • Orientações sobre escovação e instruções básicas,
  • Propicia uma limpeza profunda dos dentes,
  • Maior higiene bucal no período do tratamento previnindo aparecimento de cáries ou tártaros.
  • Possibilidade de incluir durante o tratamento ortodôntico e diluir na mensalidade do aparelho.

2.4 Odontologia Restauratória Estética

Hoje em dia contamos também com a especialidade chamada Dentística Restauratória , na qual,  são feitas restaurações estéticas, seja nos dentes anteriores como nos  posteriores.fotos dentes ant. e post

Resinas compostas são materiais que evoluíram bastante e hoje são usados também nos dentes de trás, conforme cada indicação e protocolos.fotos antes e depois. Existem também as facetas de resina composta, que diferem das de cerâmica! Marque uma consulta conosco para ver as vantagens e indicações de cada procedimento


2.5 Cirurgias gengivais estéticas

Muitas vezes , temos que lançar mão de pequenas cirurgias gengivais , de maneira a darmos os devidos contornos aos dentes, procedimento chamado de gengivoplastia!

Em alguns casos específicos, necessitamos dessa fase pré opertória antes de confeccionarmos as facetas.


2.6 Ortodontia estética rápida pré -tratamentos protéticos ou de facetas

Muitas vezes , necessitamos corrigir dentes mal posicionados que prejudicam o sorriso como se fosse um preparo pré colocação das facetas. Assim sendo, facilitaria o preparo dos dentes para as facetas e lentes de contato.

Utilizamos uma técnica moderna que acelera muito esse tratamento, na qual, montamos parcialmente o aparelho , para atingirmos as metas mais rápidos , além de aparelhos fixos speed e estéticos(cerâmicos ou linguais).


2.7 Piercing Dentário

Basicamente, se trata da colagem de jóias , especialmente criadas para essa função, sobre a superfície externa dentária . Essas jóias são feitas de vários materiais, texturas e formatos e são ideais para pessoas que curtem um visual diferenciado e mais ousado. Estas jóias como são apenas coladas sobre a estrutura do dente, são de fácil remoção e não deixam nenhuma seqüela ao dente. Existem vários modelos para seu gosto, caso esteja interessado a conhecer mais ou esclarecer qualquer dúvida entre em contato com a clínica.


3 IMPLANTES E PRÓTESE

Por muitos anos, a Odontologia tentou repor dentes perdidos de maneira eficiente, mas não havia ainda a possibilidade de se criar um novo dente com raiz e coroa. Assim, surgiu a especialidade da Prótese Dentária como a área de referência para a construção de próteses fixas e móveis.

Antigamente, teríamos que desgastar os dentes do lado do dente perdido para fazermos um elo de ligação para repor os dentes de maneira fixa!! Com o advento da especialidade da Implantodontia, surgiram pinos de titânio, aos quais, são colocados cirurgicamente e  que funcionam como se fossem as raízes dos dentes, graças ao fenômeno da ósseo integração.

Após um período da instalação desses pinos de titânio, período esse variável ,conforme a marca do implante, podendo ser mais rápido, se dá a ósseo integração . Por último ,é confeccionado a prótese sobre esse pino já instalado de maneira segura e eficiente.


4 Tratamentos desordens têmporo-mandibulares
ATM significa Articulação Têmporo Mandibular.

Esta é a articulação responsável pelos movimentos mandibulares. Muitas pessoas apresentam distúrbios na ATM e sofrem com cefaléias, zumbidos no ouvido, dores, “cliques” e estalidos na região.

Casos de bruxismo(ranger dentes e/ou apertar), nos dias de hoje , devido ao stress diário e correria do dia a dia podem ocasionar essas dores.

Existem diversos tratamentos para os problemas na ATM, conforme o caso de cada paciente, tais como:

• Placa miorrelaxante (indicado para a maioria dos pacientes);
• Fisioterapia;
• Correção da posição dos dentes (Tratamento ortodôntico);
• Aplicação de Botox (Toxina Botulínica) para relaxamento muscular;
• Uso de medicamentos via oral.

A Clínica Mauro Scarpini dispõe de vários recursos e tratamentos para esta patologia.O tratamento ortodôntico também pode auxiliar a redução dos sintomas das disfunções da ATM .As pessoas com distúrbios na ATM têm redução na qualidade de vida. Se você tem estes sintomas , agende sua avaliação.

5 Ronco Apnéia

Ronco

O Ronco é um problema social sério, atingindo cerca de 30% das pessoas, alterando a convivência com o cônjuge (é causa de muitas separações) ou com amigos, geralmente tornando a pessoa que ronca alvo de brincadeiras.
É causado pela vibração dos tecidos da garganta em função da turbulência do ar à medida que as vias aéreas se estreitam. A obesidade, a respiração bucal e o uso de cigarro e álcool agravam de modo significativo o ronco.

Apnéia

A Apnéia do sono é a obstrução das vias aéreas por alguns momentos durante a noite, pela aproximação dos tecidos da garganta, fechando a passagem do ar e impedindo a respiração por alguns segundos, varias vezes por noite.

Esta doença é muito grave porque está comprovado que reduz a oxigenação do sangue que provoca:

• Impacto negativo na qualidade de vida.
• Aumento do risco de AVC (derrame), infarto, hipertensão, diabetes tipo 2 e depressão.
• Redução da capacidade intelectual (pela diminuição do sono REM).
• Sonolência diurna (pesquisas comprovam maior número de acidentes de trânsito).
• Doença periodontal (inflamação na gengiva com risco de perda dentária).

A Apneia pode ocorrer em adultos e crianças, tendo consequências graves para ambos.

Em crianças, esta doença está associada ao baixo desempenho escolar e alterações no crescimento facial.

Aparelho Oral para Redução do Ronco

Recentemente ,o tratamento através de aparelhos orais tem demonstrado cientificamente importância  , pela facilidade de adaptação e eficácia dos aparelhos, que vem ganhando espaço como uma das principais formas de tratamento para estes problemas.

Os aparelhos orais podem reduzir ou até eliminar o ronco e apneia do sono.

São de fácil adaptação, têm alto índice de aceitação do paciente e sucesso no tratamento. Representam a maneira mais conservadora para controle do ronco e da Apneia do Sono.


6 HARMONIZAÇÃO FACIAL

Fios de Sustentação

Os fios de sustentação inseridos na pele apresentam pequenas garras com ângulo, tração e densidade projetadas para sustentar e revitalizar a pele. O procedimento é indicado para homens e mulheres a partir dos 40 anos que estejam tentando combater de forma eficaz os sinais do envelhecimento, que não queiram tratamentos severos ou invasivos, mas que estejam buscando resultados autênticos e naturais através de um lifting facial não-cirúrgico.

Toxina Botulínica tipo A (Botox®)

Expressões faciais do nosso dia-a-dia, como sorrir, chorar, franzir a testa, apertar os olhos, mastigar, entre outras que fazem a contração da musculatura, com o tempo, acabam se transformando em rugas indesejáveis. E sem perceber de um hora para outra ficamos com o aspecto de face cansada, irritada ou envelhecida, com linhas de expressão profundas como as linhas da testa, os “pés de galinha”, os vincos entre a sobrancelhas, as ruguinhas no nariz.

Conhecida popularmente como Botox®, a toxina botulínica é uma das substancias mais importantes quando se fala de rejuvenescimento facial. A toxina age bloqueando a liberação de acetilcolina, substancia responsável pela contração da musculatura, resumindo a técnica consiste no relaxamento dos músculos, deixando de produzir rugas durante a sua contração.

A toxina botulínica pode ser combinada com demais procedimentos estéticos como peelings, preenchimentos, entre outros, para potencializar os resultados positivos e melhorar o contorno facial.

 

Preenchimento com Ácido Hialurônico

Apesar de ser produzido em laboratório, o Ácido Hialurônico é um componente natural da derme (segunda camada da pele), não causa alergias e dispensa testes prévios. No envelhecimento, a produção de ácido hialurônico pela pele diminui. Uma única injeção de ácido hialurônico repõe o volume perdido pela pele e realça a beleza natural do paciente, se tornando uma alternativa eficaz antes de precisar recorrer a procedimentos permanentes.

O preenchimento com ácido hialurônico realça o perfil e o contorno facial, possibilita criar lábios mais volumosos, realizar correções de nariz, olheiras e ainda suavizar sulcos, linhas e rugas (“bigode chinês”, linhas de marionete”) proporcionando um resultado totalmente natural, sem alterar a expressão facial.

O gel preenchedor é injetável e varia na concentração de ácido hialurônico de acordo com o efeito esperado. A escolha de um bom especialista é essencial para garantir o efeito desejado, e pacientes satisfeitos.

Skinbooster

Boosters significam “intensificadores” ou “impulsionadores”. O conceito dos skinboosters foi desenvolvido com o objetivo de repor na pele o colágeno e o ácido hialurônico, além de outras substâncias e fibras responsáveis pela firmeza, tônus, elasticidade e hidratação da pele que diminuem com a idade. As perdas destas substâncias são responsáveis pelo surgimento de rugas finas e pela perda do viço na pele.

Os cremes tem um limite de penetração e, mesmo sendo usados diariamente, eles não conseguem atingir nem repor em quantidades suficientes estas perdas nas camadas mais profundas da pele, por isso indicamos o Skinbooster, que consiste na aplicação de ácido hialurônico não reticulado diretamente na derme do paciente, deslocando moléculas de agua para a região e proporcionando uma hidratação profunda.

Lipo de Papada

A Lipo Enzimática de Papada é uma nova abordagem de procedimento, que consiste em microinjeções de um produto com o objetivo de diminuir a gordura da região sub-mentoniana. A substancia utilizada para este procedimento é uma versão de uma enzima que ocorre naturalmente no corpo para ajudar a destruir gordura. Ela atua rompendo as membranas das células de gordura, causando assim sua destruição definitiva.

Um tratamento simples, seguro e com ótimos resultados!

Os resultados podem ser percebidos logo nas primeiras semanas, porém alcançam seu ápice somente após o tratamento completo avaliado caso a caso e também com a associação com outros tratamentos.

Bola de Bichat

A bichectomia – nome dado para a cirurgia de remoção da bola de Bichar – virou moda e muitos famosos estão fazendo. É uma cirurgia realizada por cirurgiões dentistas que serve para “afinar” o rosto, removendo parte do tecido de gordura que fica na bochecha (bola de bichat).


7 Tratamentos infantis- Odontopediatria e Ortodontia Preventiva

Nossa clínica desenvolve tratamentos para cuidar do sorriso dos pequenos, desde o primeiro dente.

A Associação de Odontopediatria recomenda que a primeira visita ao dentista ocorra durante o primeiro ano de vida, após nascer o primeiro dente de leite.

Visitas periódicas ao odontopediatra garantem a saúde bucal da criança e o estabelecimento dos bons hábitos de higiene oral.

Crianças sem cárie crescem sem problemas futuros dentários e, consequentemente, com uma saúde bucal execelente e com menor custo aos pais.Essa é a nossa meta!Prevenção !!!!!

Aos 6 anos, é indicado realizar a primeira consulta com o Ortodontista. Os problemas no desenvolvimento da face e nas trocas dentárias têm melhor solução quando abordados em fase de crescimento.

Os tratamentos de Ortodontia Preventiva previnem e corrigem a posição dos dentes (de leite e permanentes) e direcionam o crescimento dos ossos da face.

Para isso, são utilizados diversos tipos de aparelhos, fixos ou móveis, em crianças de 6 até 12 anos aproximadamente.

As crianças com hábito de sucção de chupeta ou dedos também devem consultar um ortodontista o quanto antes.

Parceria para a Prevenção da Cárie e Ortodontia Preventiva

Em parceria com a renomada Dra Carla Fortes, nossa clínica realiza um programa de prevenção da cárie e prevenção na ortodontia.

As vantagens são inúmeras para o futuro da criança.Tratamentos Ortodônticos Preventivos nessa fase , simplificam e faciitam o desenvovimento dos dentes e ossos, evitando que esses problemas possam se perpetuar na dentição permanente na pré-adolescência.

A aparência do sorriso interfere na autoconfiança e formação da personalidade da criança.

Estimule seu filho (a) a desenvolver bons hábitos de saúde bucal.